trafego organico diferença trafego direto

Qual a diferença entre tráfego direto e tráfego orgânico?

Durante muito tempo, os profissionais de marketing digital resumiram as propriedades do tráfego direto e orgânico de maneira bastante simples. Para a maioria, o tráfego orgânico consiste em visitas dos mecanismos de pesquisa, enquanto o tráfego direto é composto por visitas de pessoas que inserem o URL do seu site no navegador. 

Essa explicação, no entanto, é muito simples e deixa a maioria dos profissionais de marketing digital um puco confuso quando se trata de entender completamente e obter informações do tráfego da Web, especialmente fontes orgânicas e diretas.

Quais os tipos de fontes de tráfego?

Antes de falar sobre as diferenças entre tráfego direto e orgânico, vamos dar uma olhada em todas as fontes que você deve analisar. Se você está se perguntando onde pode encontrar a fonte de todo o tráfego do seu site, o Google Analytics é o principal meio de analisar seu tráfego.

Aqui vai uma lista de tipos de fontes de tráfego que você encontrará no seu painel do Google Analytics

  • Direto é composto por visitas provenientes de pessoas que acessam seu site no navegador. Também pode ser do histórico de URLs, favoritos. O tráfego direto é definido como visitas sem sites de referência.

  • Orgânico consiste em visitas provenientes de mecanismos de pesquisa como Google ou Bing, “visitas não pagas”. O tráfego orgânico está diretamente relacionado aos seus esforços de SEO. A publicidade paga é excluída do tráfego orgânico, mesmo que esse tráfego seja proveniente dos mecanismos de pesquisa. 

  • O social pode vir de qualquer plataforma de mídia social importante, como Facebook, Twitter, Pinterest, YouTube e Instagram.

  • A referência é o tráfego que ocorre quando um usuário encontra você em um site que não seja um dos principais mecanismos de pesquisa.

  • O e-mail vem da campanha de marketing por e-mail que foi marcada.

  • Pesquisa paga é o tráfego dos mecanismos de pesquisa como resultado de publicidade no Google AdWords ou outra plataforma de pesquisa paga.

  • Outro é exatamente isso: tráfego que não se encaixa nas categorias acima.

O que é tráfego direto?

O tráfego direto deve ser qualquer tráfego que chegue diretamente ao seu site. Isso significa que qualquer pessoa digitando seu URL no navegador da Web ou clicando no seu site a partir de um link marcado. Infelizmente, o tráfego direto não é tão claro quanto isso.

Esse experimento realizado por SearchEngineLand e Groupon revelou que até 60% do tráfego considerado tráfego direto é na verdade tráfego orgânico. 

O que é tráfego orgânico?

O termo “tráfego orgânico” é usado para se referir aos visitantes que acessam seu site como resultado de resultados de pesquisa não pagos (“orgânicos”). Tráfego orgânico é o oposto de tráfego pago, que define as visitas geradas por anúncios pagos. Os visitantes considerados orgânicos encontram seu site depois de usar um mecanismo de pesquisa como Google ou Bing, para que não sejam “referidos” por nenhum outro site.  

Na prática

Lembrando que estou falando dos temos usados no painel do Google Analytics, pois na prática

Trafego Orgânico é todo tráfego gratuito

Conclusão

A principal diferença entre tráfego direto e tráfego orgânico é que os visitantes diretos provavelmente digitaram a URL do nosso site ou blog voluntariamente em seu navegador (ou clicam em um link de favoritos)

Enquanto que Trafego Orgânico é todo o tráfego gratuito que geramos para nosso negocio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *